BPC 2021

BPC é a sigla de “Benefício da Prestação Continuada”, de forma resumida, é um benefício que garante um salário mínimo mensal para todos os idosos com mais de 65 anos ou para pessoas com algum tipo de deficiência. Em nosso artigo de hoje você vai entender mais sobre o que se trata o BPC 2021. Confira.

BPC LOAS 2021

BPC LOAS 2021

O que é BPC

Como mencionado, é um benefício onde idosos ou pessoas com deficiência, recebem o salário mínimo nacional que está em vigor. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos.

O grande objetivo de proporcionar um salário mínimo para essas pessoas, é o de proporcionar uma maior qualidade de vida, visto que os idosos podem perder drasticamente seu poder aquisitivo pela idade e pela impossibilidade de trabalhar.

E o deficiente, também tem uma limitação referente a tudo isso. Geralmente é uma população que precisa de maior cuidado em saúde, o que deixa os custos mensais ainda mais elevados.

Portanto, é mesmo um benefício direcionado a essa população para que a renda mensal possa aumentar, trazendo um conforto maior para essas pessoas.

Muitas pessoas ainda não conhecem o BPC e assim, não possuem nem ideia de que seus pais ou familiares nessas condições podem receber.

BPC 2021 quem tem direito?

Mas para usufruir do BPC 2021 é preciso cumprir alguns requisitos, justamente para que o programa possa beneficiar a parte dessa população que realmente precisa de algum tipo de ajuda.

  • Os idosos precisam ser maiores de 65 anos;
  • Os idosos não podem ter direito a previdência social para conseguir receber o BCP.

Já para o deficiente é necessário:

  • Ter alguma deficiência que o impeça de trabalhar e ter uma vida normal.

Para ambos, é preciso ter uma renda familiar que não ultrapasse ¼ do salário mínimo.

Quem tem Direito

Quem tem Direito

BPC LOAS

Esse benefício está dentro da Lei Orgânica da Assistência Social, conhecido como LOAS. Assim, é um benefício assistencial e a pessoa em questão não precisa ter contribuído para o INSS para conseguir ter acesso a esse direito.

Porém, não há décimo terceiro salário e quando o beneficiário morre, o dinheiro não fica para as famílias (pensão de morte).

INSS

O INSS tem relação com o BPC, porque é a partir dele que o requerimento poderá ser feito. A partir do momento que o indivíduo se encaixa nos requisitos, deve ir até uma agência próxima do INSS levando todos os seus documentos pessoais.

Além disso, as pessoas com deficiência vão passar por uma perícia do INSS para confirmar o tipo de deficiência e se ela realmente impede o sujeito de trabalhar e ter uma vida considerada normal.

A prefeitura da sua cidade consegue orientar você quanto a esse processo e aos documentos. Mas no geral, é tranquilo e somente ir ao INSS com os documentos já basta.

BPC na Escola

Por fim, existe também o BPC na escola, mas nesse caso é destinado para:

  • Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com deficiência.

De forma geral, o objetivo é garantir a continuidade dessas pessoas na escola, o programa é uma forma de monitoramento e permanência, além de todo caráter assistencial.

Leave a Reply