Farmácia Popular

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa desenvolvido pelo Governo Federal e voltado para população de baixa renda que possui o objetivo de auxiliar na compra de medicamentos com valores mais baixo que os praticados pelo mercado farmacêutico. Ou seja, o principal foco do programa é ser uma alternativa de acesso da população aos fármacos considerados fundamentais para sua saúde. Então, quer saber um pouco mais sobre os medicamentos oferecidos e onde encontrar uma unidade da Farmácia Popular? Leia o artigo abaixo.

Programa Farmácia Popular

Programa Farmácia Popular

Programa Farmácia Popular

A Farmácia Popular é um programa administrado pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz que beneficia mais de nove milhões de brasileiros. A criação do programa foi motivo devido ao alto índice de interrupção de tratamento por falta de condições de arcar todos os custos gerados pelo trabalho.

Nesta Farmácia, os medicamentos que não são distribuídos gratuitamente, o programa desconta uma quantia no valor. Nesse caso, o Governo Federal geralmente liquida 90% do valor remédio, enquanto o paciente efetua o pagamento do restante.

Aqui Tem Farmácia Popular

Inicialmente, o funcionamento do Farmácia Popular era realizado em posto de atendimento credenciado pelo Ministério da Saúde distribuído por todas as regiões brasileiros. No entanto, com a grande taxa de adesão ao programa, as autoridades transformaram em “Aqui tem Farmácia Popular”. Nesse caso, os estabelecimentos farmacêuticos passaram a distribuir os medicamentos do programa.

Farmácia Popular Lista de Medicamentos

Atualmente, o Programa possui um catalogo de 25 produtos, sendo 14 oferecido gratuitamente. Os medicamentos distribuídos pelo programa são para as seguintes patologias:

  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Asma;
  • Anticoncepcionais;
  • Dislipidemia;
  • Rinite;
  • Osteoporose;
  • Doença de Parkinson e;
  • Glaucoma.
Medicamentos Oferecidos pelo Programa

Medicamentos Oferecidos pelo Programa

Veja também outros benefícios oferecidos pelo Governo:

Farmácia Popular Curitiba

Os curitibanos podem encontrar centenas de Farmácia Popular espalhada por toda a capital. Mas não só isso, existem milhares de estabelecimentos credenciados em todo o estado. No site do Ministério da Saúde, é possível conferir a lista com todos os municípios e bairros que oferecem medicamentos gratuito por meio deste Programa Popular.

Farmácia Popular SP

São Paulo foi um dos primeiros estados a receber as unidades credenciadas para o Farmácia Popular. Desde sua implantação, o número de farmácia tem-se multiplicado e passado a beneficiar cada vez mais pessoas que necessitam de tratamento.

Farmácia Popular RJ

O Rio de Janeiro é outro estado brasileiro com centenas de unidades matriculadas no Farmácia Popular. Os estabelecimentos credenciados no programa possuem um banner com a marca para auxiliar na identificação. Desta forma, de longe, os pacientes podem saber que ali podem solicitar medicamentos gratuitos.

Telefone da Farmácia

Para não perder tempo com idas em vão à rede de farmácia credenciada no programa Popular, o recomendado é que os interessados em conseguir medicamentos para as patologias citadas acima liguem previamente.

Com isso, poderá informar sobre os medicamentos que estão disponíveis em estoque para aquele problema. No site do Farmácia Popular é possível consultar o número de telefone de todas as unidades do programa. Mas, caso não consiga liga para o estabelecimento, pode ligar para a central de atendimento do SUS, que atende pelo 136.

Leave a Reply