Projeto Presença 2021

Conheça hoje mesmo o Projeto Presença do governo federal, que tem o objetivo de diminuir a evasão escolar, um problema muito preocupante para a realidade brasileira de hoje. O Projeto Presença 2021 vem para estimular o aluno a continuar frequentando a escola, além de ter uma gestão cada vez mais eficiente para escolas públicas e também as privadas.

Projeto Presença 2021

Projeto Presença 2021

Projeto Presença

Criado pelo governo federal em 2005, o Projeto Presença é uma forma de fazer com que crianças e adolescentes permaneçam na escola, diminuindo os números de evasão escolar. O projeto é coordenado pelo MEC, que é o Ministério da Educação.

O Projeto Presença tem hoje a participação de:

  • Mais de 240 mil escolas públicas e privadas;
  • Mais de 2,5 milhões de professores e;
  • Acima de 55 milhões de estudantes cadastrados.

Para entender melhor o que é o Projeto Presença 2021, como ele funciona, os benefícios causados por ele e muito mais, acompanhe o nosso artigo agora mesmo!


Benefícios do Projeto Presença 2021

O Projeto Presença é uma forma que o governo federal encontrou para:

  • Acompanhar os alunos das escolas públicas e privadas e;
  • Criar políticas para que diminuam a evasão escolar.
  • O programa ainda cria uma gestão melhor e uma vivência escolar de maior qualidade.
Benefícios do Projeto Presença

Benefícios do Projeto Presença

Para fazer esse acompanhamento, o governo federal distribui números do NIS (Número de Identificação Social) aos alunos. Com o NIS o governo tem possibilidade de acompanhar de perto todos os estudantes, principalmente notas e faltas.

Para alunos que recebem o Bolsa Família, o Projeto Presença é usado para verificar a frequência escolar do aluno, que deverá ser de no mínimo 85%. No fim, o Projeto intensifica políticas para diminuir a evasão escolar e garante a educação de crianças e adolescentes.


Como Funciona o Projeto Presença

O Projeto Presença 2021 pode ser dividido em 4 partes ou funcionar de modo diferente dependendo de cada perfil.

Vamos entender melhor como isso funciona:

  • A primeira parte começa dentro da escola, na sala de aula. O operador de escola que trabalha no Projeto Presença verifica a frequência escolar dos alunos;
  • Coordenador municipal da prefeitura (que também cuida do Bolsa Família na cidade) analisa a frequência de todos os alunos das escolas públicas e privadas;
  • Já o coordenador estadual verifica os alunos que mais frequentam a escola e garante que esses estudantes continuem recebendo o benefício do Bolsa Família;
  • Outro papel importante do coordenador municipal é cadastrar os interessados no Bolsa Família e verificar se eles se encaixam nos requisitos do programa.
Projeto Presença Bolsa Família

Projeto Presença Bolsa Família

Nas regiões em que há uma baixa frequência escolar, o governo irá analisar os dados e criar políticas públicas para estimular crianças e adolescentes a terem mais interesse em frequentar a escola.


Projeto Presença 2021 – Frequência Escolar e o Bolsa Família

Com o NIS distribuído para os alunos de escolas públicas e privadas, o governo federal tem condições de:

  • Acompanhar os alunos;
  • Suas notas;
  • Frequência e;
  • Comportamento escolar.

A partir disso o Projeto Presença tem condições de verificar se os alunos participantes do Bolsa Família deverão continuar recebendo o benefício.

Esse processo todo começa pelos operadores de escolas, vai para os coordenadores municipais e estaduais para verificação da continuidade de distribuição do benefício do Bolsa Família.

Leave a Reply