SIGPBF 2021

Muitas pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família ainda não sabem do que se trata o SIGPBF. Essa sigla que pode assegurar que todos os seus direitos estão sendo respeitados. Para te ajudar a entender melhor o que significa e a relevância do SIGPBF, preparamos esse artigo para você. Confira.

sigpbf 2021

sigpbf 2021

O que é SIGPBF

SIGPBF é a sigla que tem como significado: Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família. Em resumo, é um programa que nasceu para fazer a gestão dos benefícios concedidos pelo Governo.

Essa gestão serve para assegurar que o dinheiro do Bolsa Família está indo realmente para famílias que precisam disso para ter uma qualidade de vida melhor no final do mês.

São os gestores que conseguem ter acesso a esse sistema e as informações relevantes para garantir que as famílias (que cumprem todos os requisitos) sejam contempladas pelo programa.

Sicon e SIGBPF

O SICON é o sistema que é de acesso do gestor através do SIGPBF. Ou seja, o responsável pelo Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família entra no SICON e tem todas as informações das famílias.

Esse gestor também vai verificar a atualização dos dados. O legal do SIGPBF, é que o gestor com toda a plataforma, consegue evitar fraudes e o que o dinheiro esteja indo para pessoas que não se enquadram nos requisitos.

O SICON é o programa que vai auxiliar o gestor a saber se realmente aquela família ou aquela pessoa que solicita o benefício, se enquadra em tudo que é exigido.

Tudo isso dá ainda mais credibilidade para o Programa Bolsa Família.

Sicon e SIGBPF

Sicon e SIGBPF

VEJA TAMBÉM:

Manual SIGBPF

Os técnicos, assistentes sociais, são quem tem o acesso ao manual SIGPBF, para eles é disponibilizado de forma gratuita. É importante que esses técnicos tenham acesso ao material, justamente para utilizar o sistema da forma correta.

É um manual bem explicativo, tudo para que o gestor entenda de forma clara sobre o funcionamento do sistema SIGPBF e possa controlar de forma justa o acesso ao benefício.

Acredita-se que quanto mais o gestor entender do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família através do manual, mais justa será a distribuição de renda. Já que o programa não vem para dificultar o acesso ao programa Bolsa Família.

Como mencionado, o programa vem para garantir que as famílias certas estão recebendo e tendo acesso ao dinheiro.

Acesso ao SIGPBF

O acesso ao SIGPBF é restrito, ou seja, somente os profissionais conseguem logar na plataforma. Somente o técnico pode ter acesso porque é ele que conhece o sistema e que conhece tudo sobre o Bolsa Família (como mencionado, geralmente são assistentes sociais).

Por isso, nenhuma outra pessoa tem acesso, até mesmo para segurança de todas as famílias que participam do programa ou desejam participar.

Confira abaixo como acessar:

  • Entre no site, clicando aqui;
  • Depois de acessar, irá abrir a tela do Sistema, onde você deverá informar o login e senha de acesso;
  • Por fim, clique em “Entrar”.
Acesso SIGPBF

Acesso SIGPBF

  • O login e senha que permitirão o acesso ao sistema do gestor municipal, serão enviados automaticamente ao endereço de e-mail cadastrado no momento da inscrição do gestor.
  • Com logins e senhas já cadastrados, é só inseri-los na parte superior à direita da tela de apresentação do Sistema e clicar no botão entrar, como mostra na imagem acima.
  • Depois de realizado o acesso, de acordo com o perfil do usuário, será possível ter acesso a diferentes funcionalidades e outros sistemas, como o Sicon.

Atendimento do SIGBPF

O atendimento relacionado ao SIGPBF, como dúvidas e afins, é realizado pelo:

Leave a Reply